top of page
Buscar

Essas 4 coisas podem estar sufocando a sua relação!

  • Foto do escritor: Junior Malinowski
    Junior Malinowski
  • há 6 horas
  • 2 min de leitura


Eu gosto de usar uma analogia muito simples: o relacionamento é como um carro. Um carro precisará de manutenções regulares para que possa continuar a funcionar bem, sem grandes problemas. Revisões também são sempre necessárias, trocas de pneus, de óleo, talvez estofados dos bancos. Num relacionamento também precisaremos investir nessas manutenções e revisões periódicas. 


Estamos em constante mudança. Se você parar para pensar, deve ter mudado bastante coisa em sua vida nos últimos 3 meses. É bem provável que alguma coisa tenha mudado de ontem para hoje. Ou seja, entre duas pessoas que estão juntas há bastante tempo, muito mudou desde o primeiro dia em que se conheceram, desde o primeiro dia que firmaram um contrato de relacionamento. 


No entanto, muita gente e claro, muitos casais, não se dão conta disso. Esperam que a pessoa permaneça a mesma para sempre, e sabemos que não é bem por aí. 


Essas são algumas coisas que podem sufocar o seu relacionamento e que você pode não estar dando a devida atenção: 


  1. Diminuição do tempo de qualidade do casal: muitos casais com o tempo se habituam à presença do outro, ou em alguns casos, por causa do trabalho, filhos, rotina cheia, deixam de lado a importância daquele momento à dois, como no início da relação. 


  2. Falta de comunicação clara: A ausência do diálogo e das chamadas “conversas difíceis” muitas vezes podem estar colaborando para desgastes da relação. Vai-se “jogando para debaixo do tapete”, “engolindo e ficando em silêncio”, e chegará uma hora onde esse acúmulo abaixo do tapete ou o nó na garganta vão se fazer presentes e mais evidentes.


  3. Reavaliar os acordos da relação: O que funcionava antes e que agora não está funcionando mais? Será que aquele combinado ainda faz sentido? Que outros combinados precisamos estabelecer? Essa conversa é super importante! 


  4. Tudo se faz junto: Já ouviu falar nas expressões “metade da laranja” ou “tampa da minha panela”. Pois é, são expressões comuns e que com o tempo, depois do apaixonamento, podem ir perdendo o sentido. Ao contrário do primeiro exemplo, esses casais passam muito tempo juntos, quase colados, inseparáveis. Vão aos mesmos lugares, ouvem as mesmas músicas, possuem os mesmos amigos. Isso, talvez por si só, não representa algo ruim, mas cansa. Precisamos cultivar a nossa individualidade, nossos gostos e prazeres individuais, amigos só nossos e lugares só nossos. Se você é uma “metade da laranja”, certamente precisou perder metade de si mesmo. Não seria melhor termos duas laranjas inteiras? Um certo espaçamento entre o casal é saudável, aumenta o desejo pelo outro, uma dose de saudade que aproxima ainda mais e alimenta o erotismo. Somos mais interessantes quando guardamos um certo mistério sobre nós mesmos. 


Há muitas outras coisas das quais me deparo em consultório todos os dias, mas essas são as quatro que mais nos chamam a parar e avaliar. Em breve, conversaremos mais sobre isso.


Se você acha que está passando por isso e não está conseguindo mediar, talvez a psicoterapia possa lhe ajudar!

 
 
 

Comentários


Logo Psicólogo Junior Malinowski

© 2025 por Junior Malinowski

Responsável Técnico Psic. Junior Malinowski de Oliveira (CRP 08/40392)

Não forneço suporte em crises ou emergências. Se você precisar de atendimento urgente,

entre em contato com o serviço de emergência local ou ligue para o CVV – 188.

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
bottom of page