top of page
IMG_7868.JPG

Quem sou Eu?

Junior Malinowski de Oliveira | Psicólogo (CRP 08/40392)

     Olá, me chamo Junior Malinowski, sou Psicólogo, (CRP 08/40392) formado pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba.

  Possuo experiência no atendimento clínico de adolescentes, adultos e idosos desde 2022, tendo atuado em clínica-escola e também durante um ano no Serviço de Atendimento à Vítimas de Violência (SAVV-NUFOR) na clínica da Universidade Tuiuti do Paraná, ambas as experiências sob supervisão de grandes profissionais da Psicologia e do Psicodrama. Em minha trajetória acadêmica investi na pesquisa científica sobre Envelhecimento e Sexualidade Humana, e no trabalho junto à diferentes grupos operativos de idosos.

  Durante trajetória acadêmica pude ministrar diversas palestras e rodas de conversa junto à crianças e adolescentes em escolas públicas e particulares de Curitiba e Região Metropolitana, dentre os temas principais: ansiedade, depressão, prevenção ao suicídio, prevenção do abuso sexual infantil, autoconhecimento e construção de projetos de vida, além de formações para pais e responsáveis.

  Hoje atuo com o atendimento clínico, na abordagem do Psicodrama, individualmente e em grupo, para adolescentes, adultos e idosos, tendo interesse de pesquisa nas temáticas sobre Sexualidade Humana, suas diversas facetas, e ciências sociais, como a sociodinâmica.

Diretor do I Encontro sobre Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual
Diretor em palestra de abertura do 11º Encontro Educacional em Sexualidade Humana da Universidade Tuiuti do Paraná
Evento de Contação de História para Prevenção do Abuso Sexual Infantil na Escola Profe Maryle Ferri no Paraná

Minha Atuação

Um breve resumo sobre meu trabalho desde 2019

  Minha atuação profissional se iniciou em 2019 no trabalho com grupos operativos de idosos, no Centro de Atividades para Idosos Vivere Bene, em Curitiba PR, juntamente de uma psicóloga orientadora, prestando escuta ativa e orientação aos alunos do centro. Em 2021, durante a pandemia, o grupo tornou-se remoto, reunindo dezenas de pessoas 60+ para dialogar sobre os desafios e dificuldades da pandemia. Ao final de 2021, entrei para o grupo de triadores da Associação Paranaense de Psicodrama (APP), em Curitiba, grupo coordenado por psicólogas psicodramatistas, para estudantes de Psicologia. O trabalho de triagem é prestar o primeiro atendimento aos novos pacientes da Clínica Social da APP.

    Em 2022, iniciei a especialização em Psicodrama Psicoterapêutico e sob supervisão clínica, os atendimentos psicológicos na Clínica Social da APP, individualmente e em grupos. No mesmo ano, iniciei os atendimentos clínicos na Clínica Escola da Universidade Tuiuti do Paraná, no Serviço de Atendimento à Vítimas de Violência (SAVV-NUFOR), atendendo adolescentes e familiares. Algumas das demandas mais atendidas, ansiedade, depressão, baixa autoestima, Transtorno do Estresse Pós Traumático (TEPT), luto e comunicação não violenta.

    Em 2024, iniciei o atendimento clínico em minha clínica on-line. Também a especialização em Sexualidade Humana: Clínica e Educação pela Universidade Positivo (UP). Dentre todos estes anos, atuei e desenvolvi diversos projetos sociais, ministrei palestras em escolas públicas e particulares no estado do Paraná, para crianças e adolescentes (nos temas: ansiedade, depressão, projetos de vida, prevenção ao suicídio, prevenção ao abuso sexual infantil, e outros.), dirigi e organizei grandes eventos e projetos de extensão universitários.

Sobre o Psicodrama

Minha abordagem e ferramenta de trabalho

     O Psicodrama é uma abordagem científica e psicoterapêutica que emprega técnicas dramáticas para facilitar a expressão emocional e promover mudanças comportamentais. Originado na década de 1920 por Jacob Levy Moreno, o Psicodrama é uma abordagem da cura pela ação e através das relações humanas. Ele pode ser definido como uma via de investigação da alma humana mediante a ação. 

          O Psicodrama utiliza além da fala e do diálogo entre profissional e psicoterapeuta, um diverso escopo de técnicas e manejos para expressão de sentimentos e emoções, a fim de compreender e melhor enxergar as demandas presentes.

Jacob Levy Moreno, criador e pai do Psicodrama

    A Federação Brasileira de Psicodrama (FEBRAP) acrescenta que "[...] o Psicodrama é um facilitador da manifestação das ideias, dos conflitos sobre um tema, dos dilemas morais, impedimentos e possibilidades de expressão em determinada situação. Fundamentado na teoria do momento e no princípio da espontaneidade, promove a participação livre de todos e estimula a criatividade na produção dramática e na catarse ativa.".

       Neste sentido, seja na psicoterapia individual (bipessoal) ou na psicoterapia de grupo, o Psicodrama é uma abordagem que atuará no momento, sob as potencialidades do indivíduo, respeitando seu tempo e o encorajando a criar, ser pertencente e escritor de sua própria história de vida.

Jacob Levy Moreno
Criador do Psicodrama e da Socionomia, ciência que estuda as relações humanas.

Ficou com alguma dúvida?
Vamos conversar!

Logo Psicólogo Junior Malinowski

© 2024 por Junior Malinowski

Responsável Técnico Psic. Junior Malinowski de Oliveira (CRP 08/40392)

Não forneço suporte em crises ou emergências. Se você precisar de atendimento urgente,

entre em contato com o serviço de emergência local ou ligue para o CVV – 188.

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
bottom of page